4 Dicas para o Fluxo de Caixa Empresarial

O fluxo de caixa é um processo muito delicado para qualquer empresa ou negócio, pois é onde é mensurado o que entra e o que sai de dinheiro e bens de uma empresa ou indústria.

Através de um bom fluxo de caixa operacional a empresa tem uma real noção do que a mesma pode gastar, fazendo com que o negócio tenha uma vida financeira melhor e mais realista perante ao mercado e caixa. Caso a empresa não tenha um bom controle de caixa sobre as demandas credoras e devedoras a chance da mesma falir é alta.

Separamos 4 dicas para ter um bom fluxo de caixa para empreendedores que estão entrando agora no mercado.

1 – Seja Criterioso.

O empreendedor deverá ser critico fazendo com que a empresa gere um percentual de lucro maior que o os gastos, para isso ocorrer aconselhamos fazer uma boa avaliação sobre a capacidade de lucro de sua empresa bem como ter uma boa noção sobre quais são seus reais volumes de negócios.

Quando for executar as avaliações financeiras da empresa o empreendedor deverá ter o bom senso de tomar medidas que visem garantir o retorno financeiro, seja uma queima de estoque, ou até mesmo fazer uma revisão de contratos de clientes antigos para reformular os honorários. Muito importante é que o empreendedor reveja o fluxo de caixa diariamente fazendo com que tenha projeções e não tenha surpresa.

2- Faça planos em curto, médio e longo prazo.

É muito importante que o empreendedor saiba bastante sobre o fluxo de caixa para ter uma noção e criar projeções  e estratégias de vendas para os próximos meses. Aconselhamos que essa projeção seja feita 4 messes retrocedentes  para que a empresa esteja preparada para antecipar futuros problemas e fazer disso uma estratégia pré determinada.

3- Controle de estoque.

Em empresas que tem como mercadorias e produtos tangíveis o estoque é um setor muito importante para a mesma. Tenha em mente exatamente qual a situação atual de seu estoque, avaliando quantidade, valores, clientes e possibilidade de venda. O ideal é não ter nem muito e nem pouco produtos no estoque, descartando a possibilidade de acumularem e acabarem sendo encalhado e não tendo saída principalmente quando o produto oferecido for sazonal, fazendo com que a empresa tenha gastos de armazenamento e logística.

4- Utilize ferramentas para ter um melhor controle.

Para ter um bom fluxo de caixa é preciso ter um bom controle de entradas e saídas como mencionamos acima. Por esse motivo o empresario não pode abrir mão de ter boas ferramentas que tornem essa tarefa mais segura, rápida e prática.

Hoje em dia o empresário pode contar com novas tecnologias e softwares de gestão para o fluxo de caixa.

Clique aqui para baixar uma planilha para formação do fluxo de caixa

Fonte: site http://www.komcorp.com.br

Utilize a Contabilidade como Ferramenta de Gestão Empresarial! Fluxo de Caixa, custos, ponto de equilíbrio, orçamento e outros temas de gerenciamento das empresas. Exemplos de como utilizar a contabilidade para administração de negócios! Clique aqui para mais informações. Contabilidade Gerencial

Mais informações

Pague em até 6x sem juros no cartão de crédito!

Comprar

Clique para baixar uma amostra!

Um comentário sobre “4 Dicas para o Fluxo de Caixa Empresarial

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s