Como Calcular o Custo de um Produto ou Serviço

Em tempos de vendas fracas, necessidades de promoção, redução de custos e outros problemas associadas à retração da atividade econômica, os empreendedores se deparam com uma constante: como calcular, de maneira correta, o custo de um produto ou serviço prestado?

O cálculo de custo de um produto ou serviço não compreende somente os valores diretamente alocados ao mesmo (como materiais e mão de obra direta), mas também todos os custos e despesas indiretas associados.

Como exemplo, temos o custo de energia elétrica, aluguéis, arrendamento mercantil de máquinas e equipamentos, depreciação de bens (como veículos, maquinários e outros bens de produção), que devem ser atribuído ao custo dos produtos vendidos.

Tarefa nem sempre fácil, tanto mais difícil quanto menores os controles, mas que pode ser executada atendendo-se a um mínimo de critérios e atenção.

Desta forma, “custo do produto ou serviço” é o somatório de diversas parcelas, tanto de custos básicos primários (mão de obra direta, materiais), quando de custos secundários e demais despesas intrínsecas (energia elétrica, controle de qualidade, estrutura de apoio à produção, etc.).

A tal custo calculado, somam-se as despesas administrativas e comerciais (fixas), para determinar o montante total dos custos empresariais.

Então:

Custo Total dos Produtos ou Serviços = Custo de Produção + Despesas Administrativas e Comerciais.

Se houver apenas 1 produto ou serviço, será muito fácil estabelecer o custo unitário:

Custo Unitário dos Produtos ou Serviços = Custo Total dos Produtos ou Serviços/Unidades Produzidas ou Executadas.

Entretanto, na grande maioria dos casos, o Custo Total estará atrelado à produção de 2 ou mais produtos ou serviços. Desta forma, há de se estabelecer uma metodologia que pondere os fatores de custos, da seguinte forma:

Custos diretos: serão aplicados diretamente ao produto (como matéria prima) ou serviço (como serviços terceirizados aplicados).

Custos indiretos: todos os valores que não puderem ser atribuídos diretamente, segundo rateio (distribuição) entre as unidades de produção ou serviço, como horas-máquinas de produção ou sistema ponderado (medição de consumo de energia elétrica por setor, uso de mão de obra, etc.).

Veja maiores detalhes através da obra:

Utilize a Contabilidade como Ferramenta de Gestão Empresarial! Fluxo de Caixa, custos, ponto de equilíbrio, orçamento e outros temas de gerenciamento das empresas. Exemplos de como utilizar a contabilidade para administração de negócios! Clique aqui para mais informações. Contabilidade Gerencial

Mais informações

Pague em até 6x sem juros no cartão de crédito!

ComprarClique para baixar uma amostra!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s