Empreendedor de Sucesso Faz a Empresa Crescer

por Gilmar Duarte – 08.09.2015

O crescimento da empresa é fundamental para o empresário conseguir colocar em ação a sua principal função: coordenar e motivar equipes.

Uma pessoa consegue desenvolver diversas atividades, mas em apenas algumas possui grande destreza e normalmente é expert em uma só, e é esta que lhe garante o sucesso na vida.

Para conhecer sua expertise e talvez se tornar um empresário de sucesso é necessário acumular a experiência de vários anos, tanto as positivas quanto as negativas. São elas que, reunidas, permitem ao bom empresário antever desastres e mudar a trajetória da empresa em direção ao triunfo.

Quando o empreendimento é pequeno, com poucos colaboradores, é normal cada um desempenha muitas tarefas distintas. Por exemplo, o empresário de um escritório de contabilidade no qual trabalham, além dele, sua esposa e um aprendiz, seu filho. Neste caso é comum o proprietário cuidar diretamente do contato comercial com os clientes, fazer o faturamento, cobrar os inadimplentes e coordenar as entregas das obrigações, entre outras atividades.

Certamente é muito mais difícil ser eficiente em tudo, o que sugere grande esforço para conquistar mais clientes e contratar mais colaboradores para melhor distribuir as tarefas.

A inadimplência, por exemplo, é uma tarefa que precisa de especial atenção do empreendedor. Garantir a prestação do serviço com qualidade sem o efetivo recebimento dos valores é impossível assegurar a sobrevivência do negócio. O acúmulo de parcelas vencidas, ao contrário do que se imagina, poderá levar à perda do cliente. Significativa fração de empresários é desorganizada a ponto de desconhecer o quanto devem aos fornecedores e às instituições financeiras.

Quando o cliente descobre o real montante que deve ao contador – há casos que acumulam até um ano de honorários – parece assustar-se e por vezes planeja a troca de profissional por diversas argumentações, entre elas “não conseguirei pagar tudo o que devo e não quero prejudicá-lo mais ainda”.

Nesta altura você já está apertando o cliente e só executa alguns serviços depois de muita conversa. Será bom permitir chegar tão longe assim?

Impeça o acúmulo de duplicatas. Visite o cliente e ajude-o com o planejamento desde o primeiro mês. Esta atitude simples pode ser o início de uma parceria duradoura.

São inúmeros os desafios para alcançar o sucesso empresarial e os profissionais com excelência na liderança, que sabem delegar, acompanham as múltiplas atividades e cobram resultados são os primeiros a chegar lá

Gilmar Duarte é contador, diretor do Grupo Dygran, palestrante, autor dos livros “Honorários Contábeis” e “Como ganhar dinheiro na prestação de serviços” e membro da Copsec do Sescap/PR.

Com esta obra o pequeno e médio empresário terá condições de compreender a importância da precificação correta para a sobrevivência de qualquer organização e comprovará que a mesma é menos complexa do que parece, sentindo-se motivado a implantá-la na sua empresa prestadora de serviços!Totalmente atualizada e com linguagem acessível! Como Ganhar Dinheiro na Prestação de Serviços

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