Ética nas Empresas

por Gilmar Duarte

Esta curta reflexão sobre ética poderá incentivá-lo a se aprofundar no tema, que é a essência da vida humana.

A felicidade, desejo de todo homem e de toda mulher, passa por viver com ética, inclusive nos negócios.

“O termo ética, proveniente do vocábulo grego ethos, significa costume, maneira habitual de agir, índole. […] Ética pode ser entendida como a ciência voltada para o estudo filosófico da ação e conduta humana”.

Em outras palavras, “é a parte da filosofia que estuda a moralidade do agir humano, quer dizer, considera os atos humanos enquanto são bons ou maus.”

Com base nesta definição é possível concluir que todos, ao menos um pouco, somos filósofos, pois toda pessoa busca interpretar o que é certo e errado nas mais diversas atividades, inclusive empresarial.

Apesar de este comportamento ser normal é prudente que o julgamento preceda de razoável investigação dos fatos, pois constantemente as nossas ações também estão sendo julgadas pelos outros, é bom lembrar.

Sócrates, Platão e Aristóteles tinham propostas éticas fundamentadas na ideia do bem. Eles acreditavam que todos atuam procurando um bem e o maior deles é a felicidade virtuosa, ou seja, a disposição para fazer o bem.

Poeticamente isto é muito bonito, mas difícil de colocar em prática em todos os momentos. A reflexão sempre deve anteceder a tomada de decisão, inclusive nos negócios, o que para muitos parece ser simplesmente um negócio para lucrar, pois pode estar prejudicando terceiros.

Duas perguntas que ajudam na tomada de decisão são: eu contaria para os meus pais, esposa, filhos e melhores amigos exatamente como a negociação aconteceu? Terei orgulho de como fiz?

Titubear em qualquer resposta sugere problemas éticos. “A ética não é somente questão de conveniência, mas também condição necessária para a sobrevivência da sociedade.”

Uma legislação clara, objetiva e com instrumentos que possibilitem seu cumprimento contribui para elevar os padrões éticos.

Portanto, é necessário sermos éticos – estudemos a vida – das pessoas às quais entregaremos nossos votos para representar toda a nação, pois são elas que poderão aprimorar e criar leis que determinem o que é o bem que esperamos.

Agir eticamente com você também deve ser uma premissa. A prática de ações que desvalorizam o seu trabalho fará com que o seu rendimento seja ínfimo, dificultará sua atualização e o retorno pode ser insuficiente para sustentar, com dignidade, você e as pessoas a quem ama.

O lucro não é tudo, mas um meio para alcançar o fim de determinado empreendimento que contempla gerar empregos e outros benefícios para a sociedade.

“O autêntico sábio procura agir sempre buscando o ideal ético. Quando erra, retifica.”

Esta reflexão é fruto do livro Fundamentos de Ética Empresarial e Econômica, de autoria da Maria Cecilia Coutinho de Arruda e outros (2001). Todas as citações destacadas foram extraídas deste livro.

Gilmar Duarte é palestrante, contador, diretor do Grupo Dygran, autor dos livros “Honorários Contábeis” e “Como Ganhar Dinheiro na Prestação de Serviços” e membro da Copsec do Sescap/PR.

Com esta obra o pequeno e médio empresário terá condições de compreender a importância da precificação correta para a sobrevivência de qualquer organização e comprovará que a mesma é menos complexa do que parece, sentindo-se motivado a implantá-la na sua empresa prestadora de serviços!Totalmente atualizada e com linguagem acessível!  Guia para implementação de cálculo do preço de serviços contábeis e correlatos. Escritórios contábeis e profissionais de contabilidade têm um dilema: quanto cobrar de seus clientes? Agora chega às suas mãos um guia prático, passo-a-passo, de como fazer este cálculo de forma adequada. Com linguagem acessível, a obra facilita ao profissional contábil determinar com máxima precisão o preço de seus serviços a clientes e potenciais clientes.Clique aqui para mais informações.

Gilmar-Duarte

Atenção: O autor aceita sugestões para aprimorar o artigo, no entanto somente poderá ser publicado com modificações se houver a prévia concordância do autor.

Informar o blog do autor: http://www.gilmarduarte.com.br é a fonte original dos artigos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s