INPI desburocratiza atendimento ao cidadão com implantação de serviços 100% online

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) lançou, nesta quarta-feira (31/7), em Brasília, o Plano PI Digital e passou a ter portfólio de serviços 100% digitais.

O plano prevê 24 ações que visam desburocratizar o atendimento ao cidadão, ampliar e facilitar a prestação de serviços pela internet, ao implantar novos recursos de tecnologia da informação e comunicação.

A iniciativa é fruto de parceria firmada com a Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec) e a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, além da Secretaria Especial de Modernização do Estado da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Uma das ações do Plano é o lançamento do e-Chip. Trata-se de um sistema em que o usuário poderá solicitar online o registro de Topografia de Circuito Integrado, como são chamados os “desenhos” das diversas camadas que compõem um chip. Este era o único serviço do instituto que ainda não era disponibilizado pela internet.

Com o e-Chip, o tempo de registro cairá de 70 para 7 dias, caso o usuário não peça o pedido de sigilo de seis meses. Em 2017, o instituto já havia lançado um sistema semelhante para softwares, que reduziu o tempo de registro de 6 meses para 6 dias corridos.

O Plano PI Digital do INPI, segundo explica o secretário especial adjunto da Sepec, Igor Calvet, está alinhado com ações do governo para adotar um novo modelo de interação com a sociedade e estimular competitividade e inovação do país. “O processo de digitalização de processos e serviços entrega uma melhor experiência para os usuários e facilita o desenvolvimento do ambiente de negócios”, destaca.

Esse também é o entendimento do presidente do INPI, Cláudio Furtado. “Com esse plano, o INPI avança para ter todos os seus 49 serviços online, além de permitir pagamento com cartão e interação em aplicativo de celular. É um passo fundamental para aprimorar o relacionamento do Instituto com seus usuários”, explica.

Novo portal

Além do e-Chip, o INPI implantará, nos próximos meses, um novo portal em que os usuários contarão, entre outros serviços, com um chatbot e uma ferramenta para agendamento de atendimento presencial ou à distância.

Também será lançado um aplicativo de comunicados e notícias. O Instituto passará ainda a receber, em breve, meios digitais de pagamento, como cartão de crédito e débito, em substituição às Guias de Recolhimento da União (GRU), pagáveis somente em agências bancárias.

Fonte: site Ministério da Economia – 01.08.2019

Pague menos Imposto usando a Lei a seu favor! Uma coletânea de mais de 100 ideias totalmente práticas para economia de impostos! Linguagem acessível abrange os principais tributos brasileiros, além de conter exemplos que facilitam o entendimento. Clique aqui para mais informações. 100 Ideias Práticas de Economia Tributária 

Mais informações

Edição Eletrônica Atualizável

ComprarClique para baixar uma amostra!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s