Auditoria trabalhista e prevenção empresarial

No ambiente empresarial, é típico a “correria diária”, visando atender todos os reclames mais imediatos, como vendas, compras, faturamento, contas a pagar e receber, fluxo de caixa, ajustes operacionais imediatos do negócio, etc.

Nesta correria, pode-se esquecer de cuidar de rotinas legais, que, se não cumpridas, podem levar à multas e contingências, fazendo o negócio “desandar”.

Por exemplo: existem centenas de procedimentos regulares, exigidos dos empregadores, no cumprimento das obrigações trabalhistas e previdenciárias.

Para certificar-se que nada está sendo esquecido ou feito de modo inadequado, recomenda-se que, periodicamente, se execute uma auditoria interna nos procedimentos trabalhistas, como:

Dentre os objetivos da auditoria trabalhista, destacam-se:

  1. Evitar ou corrigir fraudes e erros.
  2. Reduzir as contingências trabalhistas e previdenciárias (possibilidades de multas e reclamatórias na justiça do trabalho).
  3. Adequar cálculos e procedimentos às exigências legais (CLT, Regulamento da Previdência Social) e de controle financeiro da entidade auditada (custos, orçamento, tesouraria).

Veja também, no Guia Trabalhista Online:

Passo a Passo para Verificar os Procedimentos Trabalhistas. Exemplos e detalhamentos práticos - manual sem complicações! Invista pouco e diminua os riscos de autuação e reclamatórias trabalhistas! Auditoria Trabalhista

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